10 junho 2011

Os Sacramentos




Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naquele que os recebem com as disposições exigidas.

Os sacramentos instituídos por Nosso Senhor Jesus são sete, a saber:
Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia;
Cura: Penitência e Unção dos Enfermos e
Serviço: Ordem e Matrimônio.

O Batismo é o nascer de novo a que se refere Jesus para Nicodemos (João 3, 3-7), pois através do Batismo nascemos espiritualmente de uma vida de criaturas para filhos de Deus, nascemos com a mancha do pecado original e o Batismo apaga esta mancha, recebemos a graça de viver uma nova vida em Cristo, portanto somos regenerados por este Sacramento que abre a porta para os outros. A água é o elemento visível utilizado para este novo nascimento.

A Confirmação ou Crisma é o Sacramento pelo qual recebemos a força de Deus, isto é, o Espírito Santo e, como o próprio nome diz, confirmamos assim a nossa fé no Divino Salvador Jesus Cristo, na igreja a qual pertencemos. O óleo é o sinal visível utilizado e a imposição das mãos pelo Bispo.

A Eucaristia, preciosíssimo Sacramento, porque é a presença real em corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo, que se doa como alimento para nossas almas tão debilitadas pela fragilidade que somos e que temos. Sacramento instituído na última ceia antes da páscoa (MT. 26,26-28), centro de nossas vidas, temos a grande graça de receber o Salvador dentro de nosso corpo num mistério que à luz humana não consegue explicar e, somente pela fé podemos realmente acreditar nesta presença e confiar sempre na promessa de que Ele estaria conosco todos os dias. O sinal visível deste Sacramento é o pão e o vinho que somente o sacerdote pode realizar no momento da transubstanciação.

A Penitência ou Reconciliação, constantemente, está caindo no pecado e o Senhor conhece nossa inconstância na caminhada, em sua sabedoria divina instituiu este Sacramento (João 21, 21-23)  para que pudéssemos gozar de sua amizade sempre, trata-se da confissão dos nossos pecados, importante frisar  para que este seja eficaz há a necessidade do arrependimento e da revelação dos pecados ao sacerdote, pois através dele o próprio Jesus nos perdoa, curando a nossa alma.

A Unção dos Enfermos é o Sacramento da cura de nossas enfermidades físicas mais graves quando essas nos atingem e que são entregues aos cuidados de Nosso Senhor Jesus Cristo para alivio e salvação. Ministrado pelo sacerdote que se utiliza do óleo para ungir o doente.

Ordem é o Sacramento da vida consagrada a Deus para o ministério apostólico como sucessores dos apóstolos do próprio Jesus que é o sumo sacerdote supremo, cabeça da igreja e ao instituir os sacramentos delegou poderes aos seus ministros para realizá-los.

Matrimônio: encontro numa aliança eterna de amor entre o homem e a mulher que diante do sacerdote fazem promessas de viverem em união até que a morte os separe, portanto tornando uma só carne, sublime, pois dele são gerados os filhos de Deus, conforme Ele profetizou para Abraão e sua posteridade.

Por: Francisco, membro da Comunidade da Divina Misericórdia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente agora: